Confira os 3 motivos para reconhecer o Laudo de Inspeção Predial como um rentável investimento para a sua edificação e não como um custo desnecessário.
O LTIP é o registro da inspeção predial resultante de um processo de avaliação criteriosa e predominantemente sensorial dos sistemas construtivos e das funções técnicas de operação, manutenção e uso da edificação. Possui como principal objetivo evitar gastos elevados de manutenção futura. Um laudo de inspeção predial bem executado garante segurança e economia. Através do LTIP o responsável pelo uso da edificação, geralmente o síndico, pode nortear as manutenções a serem realizadas na edificação.
"A lei de evolução de custos, também conhecida como Lei de Sitter ou Regra dos 5, demonstra em seus estudos que se a manutenção não for realizada, serão necessários reparos equivalentes a cinco vezes os custos de manutenção"
Custo de manutenção preventiva é inferior ao de manutenção corretiva
A manutenção corretiva é o tipo de manutenção mais cara. Rotinas de manutenção preventiva e corretiva devem caminhar juntas nos processos de manutenção da edificação. Muitos síndicos priorizam a corretiva, mas quando bem executadas, as manutenções preventivas contribuem com a redução de custos e a durabilidade da edificação.
Manutenção é economia! Intuitivamente sabemos que “prevenir é melhor que remediar”. A lei de Sitter, ou lei de evolução de custos, expõe que a demora para iniciar obras de manutenção causa os reparos mais caros, além de mais trabalhosos. Os custos de correção correspondem a uma progressão geométrica de razão cinco.
Menos riscos aos habitantes
O Laudo de Inspeção Predial - LTIP passou a ser exigido nos últimos anos através de diversas esferas legislativas no Brasil que se posicionaram quanto à obrigatoriedade do Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP). Tal fato se deu após o acidente ocorrido na Avenida Treze de Maio, número 44 no Rio de Janeiro e 25 de janeiro de 2012, que deixou 22 mortos – os corpos de cinco vítimas nunca foram encontrados. Fala-se que o colapso no Edifício Liberdade aconteceu por conta de uma obra no nono andar. A obra estava sendo feita sem supervisão de profissional habilitado e acabou sendo cortado uma parede de concreto armado que cumpria um função estrutural no imóvel.
Menos danos ao meio ambiente
A vistoria realizada para a elaboração do LTIP tem como um dos seus objetivos apontar o desempenho da durabilidade e da manutenibilidade. Há casos manifestações patológicas que surgem nas edificações e oferecem risco aos habitantes e ao meio ambiente, como problemas de infiltrações que podem contaminar o solo e lençol freático. Lembrando ainda que as edificações podem durar longos anos e respeitamos o meio ambiente aumentando a vida útil das mesmas.
Ficou com alguma dúvida quanto ao laudo técnico de inspeção predial ou quer realizar uma inspeção no seu edifício? Então entre em contato conosco.
Comments