top of page

Dicas de equipamentos para evitar incêndio na obra


Canteiros de obra costumam ser desafiadores, não importa se você está trabalhando ou visitando o local. Isso porque, além de maquinários e equipamentos, os campos contam, ainda, com situações perigosas e que podem aumentar a chance de incêndio na obra.


Por isso, é fundamental não apenas saber como agir corretamente em caso de acidentes, como também ter sempre em mãos equipamentos para evitar e combater incêndios e outros incidentes.


Pensando nisso, separamos dicas e alguns equipamentos contra incêndio que não podem faltar no canteiro de obra e que são fundamentais para salvar o patrimônio e, claro, as vidas dos colaboradores, visitantes e outros.


Atualmente, o Corpo de Bombeiros exige que obras e edificações contem com um plano de prvenção e combate a incêndios, PPCI, que contemple uma série de equipamentos básicos, como extintores, iluminação de emergência, sinalização de emergência, entre outros, como forma de evitar e conter acidentes. Vamos falar um pouco sobre os extintores e iluminação de emergência.


Extintores de Incêndio

O equipamento mais comum e famoso de combate ao fogo, o extintor de incêndio é fundamental em canteiros de obra ou em edificações já prontas. Afinal, eles desempenham um papel essencial no combate ao princípio e foco do incêndio, sendo de grande eficácia.

Fabricado em material reforçado, o equipamento conta com diferentes agentes extintores, como água, pó ou outro componente químico. Cada um deles é direcionado para uma classe de fogo e, por isso, é importante que, além de saber manusear, as pessoas saibam o modelo exato do extintor necessário para cada tipo de obra ou local.


Confira alguns exemplos:


Água: utilizado em incêndios relacionadas à queima de madeira, tecido, papel etc.;

Gás carbônico: recomendado para locais que podem ter acidentes relacionados à equipamentos elétricos;

Pó químico: indicado para controlar incêndios provocados por líquidos inflamáveis, já que ajuda a interromper o processo de combustão. Servem também para equipamentos elétricos e, quando ABC, podem servir para combater o fogo em materiais sólidos.


Suportes para extintor

Os extintores de incêndio devem estar sempre acomodados em suportes, fixos na parede ou no chão, de modo a garantir a integridade do mesmo e a utilização correta. Fixados em lugares de fácil acesso, o suporte ajuda a evitar a queda do equipamento, perda de conteúdo, entre outros.


Iluminação de emergência

Outro item fundamental, a iluminação de emergência ajuda a clarear os ambientes, especialmente escadas e corredores, evitando acidentes em casos de evacuação. Além disso, elas atuam diretamente no apoio ao Corpo de Bombeiros, facilitando a visualização em meio à fumaça e chamas.


Como em quase todos os locais, o incêndio na obra pode ser evitado com medidas simples de segurança. Além dos equipamentos mencionados acima, é fundamental que os empreiteros contem com brigadistas e pessoas aptas a controlar a situação em casos de acidentes.


Quer entender melhor sobre o serviço que a TL Arquitetura e Prevenção presta?


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page