top of page

Qual a importância do Habite-se?

Habite-se obtido através da regularização arquitetonica
Habite-se

O Habite-se é essencial para a regularização do imóvel e comprovação da existência legal desse bem. Afinal, sem esse documento não é possível registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis (CRI) e ele estará, portanto, irregular perante o município.

Sendo assim, além das consequências legais, o primeiro quesito avaliado é a segurança do indivíduo que irá ocupar a propriedade. Então, essa é uma forma de certificar que a estrutura é segura o suficiente para garantir a integridade física de todos.

Outro fator importante é que, sem o Habite-se, é praticamente impossível financiar o imóvel, já que se trata de uma exigência da maioria das instituições financeiras.

Além desses quesitos, confira algumas outras implicações geradas pela falta desse documento:


● Possível aplicação de multas pela prefeitura;

● Riscos de embargo e demolição da construção;

● Maiores chances golpes, pois, a falta de registros no CRI abre brechas para a venda de um mesmo imóvel para pessoas diferentes;

● Dificuldade de negociar e vender o imóvel e consequente desvalorização.


Quando o Habite-se é necessário? Entenda mais sobre obrigatoriedade. Como você viu, o Habite-se é necessário para novas construções e ampliações de imóveis. Porém, devido à diversos fatores, esses detalhes foram deixados em aberto para seguirem os critérios de cada município. Por isso, mesmo assim, é importante sempre garantir que seu imóvel esteja com Habite-se.


A TL Arquitetura e Prevenção está pronta para atender você. Entre em contato conosco agora mesmo!







22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ESCRITURA E AVERBAÇÃO

A escritura é um documento fundamental para dar validade a determinados negócios jurídicos, como uma transação de compra e venda de imóvel. Ele transfere o bem de uma pessoa para a outra e traz inform

bottom of page