top of page

"PPCI o que é"

Atualizado: 10 de jan. de 2023

O que é um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI)?


PPCI é a abreviação de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio. Trata-se de um plano regido por um conjunto de documentos e informações para garantir a segurança contra incêndio em uma edificação. É de competência exclusiva de prodissionais habilitados para sua elaboração, sendo eles engenheiros ou arquitetos. Destaca-se que apenas a faculdade não prepara o profissional para elaboração e execução do PPCI - PLano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio. Atualmente existem no Rio Grande do Sul dois cursos de Especialização em Prevenção Contra Incêndio, sendo eles na UFRGS e Unisinos. Nosso Estado, após ter sofrido com o acidente da Kiss está tornando-se referencia em prevenção contra Incêndio.

O PPCI é exigido através de Lei e fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros, no Rio Grande do Sul o CBMRS. O profissional habilitado para elaborar o PPCI vai adotar e implantar no projeto da edificação as medidas de segurança contra incêndio necessárias para a prevenção de incêndios. A aplicação de tais medidas será analisada pelo Corpo de Bombeiros. Após a aprovação do PPCI e com a execução do mesmo, o Corpo de Bombeiros irá realizar a vistoria onde será verificado se as instalações estão de acordo com o PPCI aprovado.



OS BOMBEIROS PODEM FAZER NOVAS EXIGÊNCIAS DURANTE A VISTORIA?

A resposta é não. Na vistoria os Bombeiros responsáveis pela mesma apenas irão verificar se as instalações atendem a legislação vigente e ao PPCI apresentado ao CBMRS.



POR QUE ALGUMAS EDIFICAÇÕES SÃO REPROVADAS NA VISTORIA?

Por diversos motivos! Equipamentos que foram avariados após a solicitação de vistoria, obstrução das saídas de emergência, erro de projeto, falta de cumprimento da legislação na execução do PPCI,...



Alguns exemplos de equipamentose medidas de proteção que podem ser inDICADOS NO PPCI - PLANO DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO:

  • Extintores de Incêndio;

  • Sinalização de emergênicia;

  • Hidrantes;

  • Iluminação de Emergência;

  • Treinamento;

  • Alarme de Incêndio;

  • Detecção de Incêndio;


Para um projeto de qualidade, busque a ajuda de profissionais capacitados e habilitados para realizar o seu projeto de forma segura e econômica, garantindo a segurança e regularização da sua edificação.


Ficou com alguma dúvida quanto ao procedimento para protocolo do PPCI da sua edificação? Então entre em contato conosco.




24 visualizações0 comentário
bottom of page