top of page

Como funciona a vistoria do Corpo de Bombeiros? Emissão PPCI


Vistoria Corpo de Bombeiros para emissão de alvará de PPCI
Vistoria PPCI - Fonte: CBMRS

Os responsáveis por comércios, condominios, industrias, indústrias, shopping centers, igrejas, escolas e outros empreendimentos precisam garantir que o local esteja em segurança caso aconteça um princípio de incêndio. Para isso, a emissão do APPCI é extremamente importante.

A vistoria do Corpo de Bombeiros, basicamente, é uma visita feita por um profissional do CBMRS com o objetivo de atestar que o prédio é seguro por ter adotado medidas eficientes de segurança contra incêndio. A vistoria tem como base o plano de prevenção e proteção contra incêndio, PPCI, que em locais com maiores áreas e altura é mais complexo, já que necessita da adoção mais sistemas instalados.

Na vistoria do Corpo de Bombeiros, o responsável pela inspeção verifica a se os sistemas estão atendendo ao especificado no PPCI, assim como a qualidade dos equipamentos e dispositivos que previnem e combatem as chamas e a conformidade de cada um deles com as normas técnicas. Além disso, o responsável pela vistoria também confere se tudo funciona corretamente. Ainda, fazem a retirada da documentação referente ao pedido de vistoria, responsabilidade técica e laudos técnicos. Esses laudos são emitidos por empresas especializadas em segurança contra incêndio.

De forma resumida, portanto, quem realiza a vistoria do Corpo de Bombeiros tem a importante missão de conferir se o local é adequado para receber as atividades desejadas, de acordo com as suas características e checar a documentação e instalações. Dessa forma, é possível ter certeza de que o ambiente é seguro contra as chamas.


O que fazer antes de uma inspeção dos bombeiros?

Antes de agendar a vistoria do Corpo de Bombeiros, é preciso seguir algumas etapas. Em primeiro lugar, os responsáveis por shoppings, escolas, igrejas, cinemas, condomínios residenciais ou corporativos e outros empreendimentos precisam saber que contratar uma empresa especializada em segurança contra incêndio é essencial. Como há uma série de normas a serem seguidas, é importante que tudo seja preparado por profissionais qualificados e certificados. A contratação de um profissional qualificado gera economia em retrabalho, ajustes e taxas.

Além de elaborar e aprovar o PPCI, a empresa poderá executar as instalações exigidas no PPCI aprovado e seguir acompanhando a edificação nas futuras renovações do APPCI. Antes da vistoria do Corpo de Bombeiros, também é importante providenciar laudos e documentos. Eles são disponibilizados para a corporação, que os retiram no dia da vistoria, mas também devem ficar disponíveis na edificação em conjunto com o PPCI aprovado e demais documentos que fazem parte do que chamamos de PrPCI (Projeto de prevenção contra incêndio). Por isso, é indispensável estar com a documentação em dia. Todos estão sujeitos a uma vistoria extraordinária.

Vale ressaltar que esses documentos são emitidos a partir da realização prévia de testes nos equipamentos e dispositivos de prevenção e combate a incêndio. Isso é importante para garantir que tudo esteja em pleno estado de funcionamento, independentemente da vistoria do Corpo de Bombeiros. Os profissionais também atestam o funcionamento dos mesmos e assinam as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) ou Registros de Responsabilidade Técnica (RRTs), se responsabilizando pela segurança da edificação.


Fale com a TL Arquitetura e Prevenção e prepare sua edificação para a vistoria do Corpo de Bombeiros!


39 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page