top of page

Entenda a importância da Manutenção Preventiva


Sistemas de combate a incêndio são parte essencial para a redução de perdas

potencialmente elevadas, motivadas por incêndio em qualquer edificação, fundamentado em estatísticas é notório que uma eficiente manutenção preventiva dos sistemas de combate a incêndio diminui consideravelmente os riscos.



A manutenção preventiva dos sistemas de combate a incêndio se refere a ações realizadas para assegurar a imediata disponibilidade dos sistemas de emergência, essas ações devem ser executadas por técnicos habilitados e treinados para efetuar ensaios periódicos de funcionamento, diagnósticos, calibragem, regulagem e limpeza dos sistemas de emergência.


Manutenção Preventiva – Responsabilidade


O responsável pelo uso da edificação, sendo ele sindico, proprietário ou gestor devem constituir um programa de manutenção preventiva periódica de todos os equipamentos que envolvem a proteção contra incêndio.


As manutenções preventivas devem ser realizadas por profissionais especializados, garantindo a eficiência dos sistemas de combate a incêndio.


Lembrando ainda que todos os ocupantes das edificações devem ser responsáveis pela inspeção, de forma bastante simples, sempre que identificar qualquer falha deverá reportar ao responsável do sistema.


Muito mais do que inspeções rotineiras, são ações de extrema responsabilidade e consciência dos profissionais de segurança, proprietários e responsáveis da edificação.


Infelizmente grandes perdas motivadas por incêndio não extinto decorrentes de equipamentos sem manutenção preventiva continuam a ocorrer tirando vidas e destruindo propriedades.


A manutenção no sistema de incêndio além de minimizar riscos, garante a continuidade dos processos produtivos, diminuindo a possibilidade de um pequeno incidente se transforme em uma grande catástrofe.


Elaboramos planos de manutenção dos sistemas.


12 visualizações0 comentário
bottom of page