top of page

APPCI: Como se preparar para a vistoria do Corpo de Bombeiros?

Atualizado: 10 de jan. de 2023

Estar em dia com as normas e leis é de suma importância. Por essa razão é preciso

PPCI Executado

pensar na segurança da edificação e principalmente das pessoas que circulam diariamente por ela. E, entre as medidas contra incêndios que são indispensáveis para a proteção do local está o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (APPCI), documento que atesta a segurança da edificação. Como o próprio nome sugere, o APPCI só é emitido depois de uma inspeção nos equipamentos e dispositivos de prevenção e combate à incêndio.

Responsáveis por comércios, indústrias, shopping centers, igrejas, escolas, condomínios e outros empreendimentos precisam garantir que o patrimônio, a estrutura predial e principalmente as vidas estejam em segurança caso aconteça uma emergência com fogo.

Essa vistoria consiste em uma visita feita por um profissional do Corpo de Bombeiros para atestar que a edificação esta segura. Durante a visita, o responsável pela inspeção verifica se os equipamentos e dispositivos que previnem e combatem as chamas estão de acordo com o PPCI, se atendem à legislação, se estão dentro das normas vigentes e se funcionam corretamente. Em outras palavras, quem faz a Vistoria do Corpo de Bombeiros tem a missão de conferir se o local é adequado para receber as atividades desejadas de acordo com as suas características e, portanto, se é seguro.

Para se preparar para a vistoria, o responsável pelo local precisa ter em mente que a contratação de profissionais qualificados para desenvolver o projeto de segurança contra incêndios, independentemente do tamanho do prédio, é indispensável. Isso porque, quando se fala em prevenção e combate às chamas, o assunto é sério e uma série de normas precisa ser seguida, desde a construção da edificação. Esses profissionais sabem exatamente o que deve ser feito desde o início. No caso de renovação de PPCI, eles providenciam manutenções nos sistemas, caso sejam necessárias. Além disso, eles podem acompanham a Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Antes da inspeção, o responsável técnico solicitará uma série de documentos e laudos técnicos conforme os riscos existentes na edificação. Mas, além de providenciar a documentação necessária, o profissional irá testar os equipamentos e dispositivos com antecedência para garantir que estejam funcionando perfeitamente quando a Vistoria do Corpo de Bombeiros for feita, evitando uma possível reprovação durante a visita e assim reduzindo custos. Todo o processo deve ser assinado por um engenheir/arquiteto especialista, que é o responsável técnico. É ele quem se responsabiliza pela segurança do local diante das autoridades.


Precisa solicitar vistoria dos Bombeiros para receber seu APPCI? Economize entrando em contato conosco agora mesmo.


34 visualizações0 comentário
bottom of page