top of page

Vistoria de imóveis: a importância dessa avaliação na compra e venda do seu imóvel

Atualizado: 27 de fev. de 2023

A vistoria de imóveis é uma avaliação feita com o objetivo de identificar qualquer possível

problema na infraestrutura e documentação do imóvel à venda. É importante diferenciar esse procedimento da vistoria em condomínios realizada pelo Corpo de Bombeiros, que é uma atenção especializada e burocrática para certificar a segurança contra incêndio das edificações.


Ao proceder com a vistoria estarão garantidas as condições de ocupação e a preservação do valor do imóvel. Dessa forma, serão evitadas eventuais despesas e complicações. Esse procedimento é firmado em documento e anexado ao contrato, por meio de um laudo técnico de vistoria.

O laudo de vistoria normalmente é emitido pela imobiliária, mas quando isso não ocorre, é possível que o futuro proprietário elabore o relatório e anexe ao contrato com a assinatura do vendedor e comprador, utilizando como prova judicial em qualquer eventual disputa entre as partes. O laudo também pode ser realizado pelo comprador independente do laudo da imobiliária, para garantir sua segurança na transação. Para evitar gastos com impressão e colaborar com o meio ambiente, recomenda-se entregar o laudo de forma digital, por email. Nesse caso, basta fazer uma pequena alteração no contrato de compra e venda para que as partes confirmem o recebimento do documento e concordem com os apontamentos realizados.

Confira alguns apontamentos que devem constar no laudo técnico de vistoria:

Vazamentos e/ou infiltrações;

Dimensões do imóvel: certificar se as dimensões especificadas são verdadeiras, para isso é preciso ter a planta do imóvel;

Condições da mobília para o caso de imóveis mobiliados;

Instalação elétrica: verificar se o quadro de luz ainda oferece condições seguras, se as tomadas estão funcionando, além do funcionamento do chuveiro, interfone e campainha;

Instalação hidráulica: verificar se os registros estão abrindo e fechando sem problemas e se há vazamentos. Além disso, é importante testar descargas e torneiras;

Esquadrias: verificar o estado de portas e janelas;

Documentação: pode-se verificar a documentação do imóvel, verificar se a área existente condiz com a área da matricula assim como o uso do imóvel.

É importante frisar que apenas imóveis regularizados podem ser vendidos através de financiamento. Muitas vezes compradores acreditando na boa fé dos vendedores acabam adquirindo imóveis irregulares e que acabam gerando grandes prejuizos.


Está comprando um imóvel e necessita de auxilio técnico para verificar as condições do mesmo? Entre em contato conosco.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page