top of page

treinamento de ppci

Atualizado: 10 de jan. de 2023

Provavelmente o item mais importante em um PPCI seja o treinamento, pois através dele os usuários da edificação podem entender como se propaga o incêndio e qual a forma de combate-lo em seu principio.



"Diversas vezes ao vistoriarmos uma edificação, que ainda

Combate a incêndio

não possui PPCI, verificamos uma distribuição inadequada dos extintores de incêndio - que não atendem as classes de incêndio existentes no local, outras vezes estão obstruidos - as caixas de hidrantes, quando existem estão abandonadas, sinalização de emergência inexistente,... Em um principio de incêndio em edificações assim, provavelmente o fogo desenvolverá até chegar em um incêndio ou a própria tentativa de extinção do mesmo causará danos as vidas."


O QUE É O TPPCI?

Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndios é aquele ministrado por profissional habilitado, que capacita o aluno a atender rapidamente e com técnica, os princípios de incêndios de forma a extingui-los ou mesmo diminuir sua propagação e danos até a chegada do socorro especializado.


A EXIGÊNCIA DO TPPCI - TREINAMENTO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO

Uma das principais medidas do PPCI é o treinamento de PPCI. Ele faz parte das medidas básicas que devem existir na edificação, independente da mesma possuir PPCI, conforme consta no DECRETO N.º 51.803, DE 10 DE SETEMBRO DE 2014:

Art. 7º-D As edificações e as áreas de risco de incêndio existentes e não licenciadas pelo CBMRS, não incorrerão na infração prevista no art. 18, IV deste Decreto, bem como nas penalidades do art. 15, inciso I e § 1º, e do art. 16, inciso III deste Decreto, desde que, cumulativamente: (Artigo acrescentado pelo Decreto nº 54.942, de 22 de dezembro de 2019) I – a partir de 27 de setembro de 2020, independentemente de protocolo de PPCI, sejam dotadas de sistemas de extintores de incêndio, de sinalização de emergência e de treinamento de pessoal, conforme RTCBMRS em vigor; (Redação alterada pelo Decreto nº 55.332, de 25 de junho de 2020)


A IMPORTÂNCIA DO TPPCI

Um principio de incêndio pode se transformar em incêndio em poucos minutos, a rápida ação e combate a este principio determina o tamanho de um prejuizo, seja ele financeiro ou não. Conhecer a edificação e os sistemas existentes na mesma é primordial para esta ação. Saber que existem classes de incêndio para o uso de um extintor de incêndio evita acidentes. O uso inadequado de uma mangueira de incêndio pode ferir gravemente uma pessoa.


O QUE É BRIGADA DE INCÊNDIO

Brigada de Incêndio é um grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntárias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, dentro de uma área pré estabelecida. As pessoas que realizam o treinamento de PPCI de uma edificação são as que pertencem a sua brigada.

Ficou com alguma dúvida quanto ao Treinamento de PPCI ou necessita de treinamento na sua edificação? Então entre em contato conosco.


11 visualizações0 comentário
bottom of page