O Laudo de Inspeção Predial, mais conhecido como LTIP, é o instrumento usado para assegurar o tempo de vida útil dos componentes e detectar problemas, falhas ou riscos que podem prejudicar a edificação e as pessoas que nela vivem ou trabalham.
A partir da elaboração desse documento obrigatório, é possível aprimorar os cuidados com os sistemas elétrico, hidráulico, proteção contra incêndios, entre outros, e manter a infraestrutura do edifício funcionando corretamente.
A TL Arquitetura e Prevenção oferece soluções em manutenção predial, gestão de facilities, apoio técnico e administrativo, proteção e combate a incêndio.
A partir da elaboração do Laudo de Inspeção Predial, os serviços são planejados de acordo com as necessidades de cada projeto, seguindo as diretrizes e normas técnicas da área.
No laudo,deve conter informações como:
Identificação do contratante;
Descrição detalhada da edificação;
Os dados relacionados aos documentos solicitados e disponibilizados;
Análise dos documentos;
Descrição na íntegra da metodologia que foi aplicada na inspeção predial;
Fotos para ilustrar as observações;
Lista dos sistemas analisados;
Descrição e classificação do que for identificado;
Orientações de ações fundamentais conforme a prioridade;
Avaliação da manutenção;
Conclusões.
O laudo precisa ser datado e assinado pelo profissional que executou todo o processo. Além disso, deve-se acrescentar o número de registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) ou CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo).
Os condomínios que não executarem a vistoria podem sofrer problemas mais graves, como multas e até processos.
O LTIP do seu condominio esta em dia?
Comentários